About

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Filled Under:

Ouvir a palavra e colocá-la em prática

Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. (Lucas 8, 19-21)
Algumas pessoas usam o Evangelho de hoje para diminuir a importância de Maria Santíssima no plano divino da redenção humana. Primeiro de tudo, temos que ler o Evangelho com calma, refletindo sobre ele para que não haja mal interpretação.

Quando fala “minha Mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam”, Jesus, de modo algum, falta com respeito a sua Mãe, pois ela foi a escolhida por Deus para tê-lo e criá-lo. Missão que a mesma abraçou com todo amor: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Aqui vemos também uma das razões de existir o celibato clerical, ou seja, dos padres não “constituírem família”. De fato, o sacerdote – refletindo o mais alto grau de dignidade de sua vocação – abre mão da possibilidade de namorar, casar e construir uma família consanguínea para que possam se entregar inteiramente ao Reino do Senhor. Assim, ao invés de optarem por uma família com esposa e filhos, os padres abraçam toda a comunidade cristã como sua família, fazendo de cada um seu legítimo irmão em Cristo. Essa é uma atitude de obediência que nos faz mais próximos e parecidos com Jesus e nos inclui em sua verdadeira família.

O Evangelho de hoje nos ensina que precisamos vencer os obstáculos e desafios para ouvir a palavra de Deus, a fim de nos aproximarmos e seguirmos Jesus Cristo, nosso Rei e Salvador. Aqui reside um ponto importante: não basta escutar a Palavra, é necessário cumpri-la, se realmente queremos ser membros da família de Deus. Temos que praticar o que a Palavra diz!

Realmente, quem opta por buscar uma vida nova em Cristo passa por provações e temores, mas com perseverança nós venceremos! Por isso, peçamos sempre a nossa Mãe, Maria Santíssima, que possamos escutar, refletir e cumprir a Palavra de Deus, afim de que caminhemos no caminho da luz eterna prometida pelo Mestre.

Por Maria Luiza, vocacionada na Missão Fides in Deum.

0 comentários:

Postar um comentário